O algoritmo é uma sequência de instruções ou diretrizes que um computador segue para resolver um problema ou realizar uma determinada tarefa. No contexto da internet e principalmente das redes sociais, os algoritmos são usados para tomar decisões com base em dados inseridos (input) e fornecer uma solução para problemas (output). O intuito primeiro é proporcionar uma experiência individualizadas aos usuários.
O algoritmo reúne várias informações (como suas preferências, comportamento, dados, históricos) e aplica uma fórmula para determinar o que é mais significativo naquele momento. Ele é imperfeito, por isso a interação com o sistema deve ser contínua, de forma torná-lo cada vez mais preciso e alinhado ao que se deseja.
Exemplos de ação dos algoritmos:
🍜 Ao pesquisar por restaurantes em determinado bairro, o algoritmo buscará em sua imensa base de dados resultados dentro dos parâmetros estabelecidos, de acordo com sua relevância. Fatores como palavras-chave, qualidade, localização.
🎥 Ao finalizar uma série ou filme o streaming sugere em seguida uma produção de mesmo gênero, com premissa semelhante ou com elenco em comum ao que foi previamente assistido.
🎵 Plataformas de música criam playlists personalizadas ou indicam canções de artistas similares aos que se mais escuta.
🛍️ Sites de e-commerce analisam o que se compra ou pesquisa anteriormente e sugerem produtos relacionados, inclusive através de anúncios em outros sites.
💻 Se há interesse em tecnologia e qualquer interação com este conteúdo, seja curtindo, comentando ou seguindo, provavelmente surgirão anúncios, produtos ou páginas sobre o tema.













