O que é hipálage?
A hipálage é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajuste de sentido entre a função gramatical e a função lógica das palavras, de forma a criar uma transposição semântica. Uma das formas mais frequentes consiste na atribuição, a um substantivo, de uma qualidade (geralmente adjetivos) que, em termos lógicos, pertence a outro. Adjetivos não se apresentam associados aos nomes a que estão ligados gramaticalmente, mas a outros, subentendidos conforme o contexto. Este recurso pode ser muito útil na composição de frases de efeito. A hipálage pode ser simples ou dupla. O objetivo é mudar nossa concepção comum ou chamar nossa atenção para outra realidade.
Hipálage, do grego ὑπαλλαγή, significa “troca lógica” e é uma figura de linguagem da retórica antiga, registrada pelo historiador Dionísio de Halicarnasso, já no século I a.C. Esta figura está intimamente ligada à alusão, à metonímia e à sinestesia e foi muito utilizada no Classicismo, no Renascimento, no Barroco, mas também em movimentos mais recentes.
📖 Exemplos literários de uso de hipálage
- Eça de Queirós: “Fumar um cigarro pensativo.” – logicamente, quem está pensativo é o fumante.
- Ovídio: “Os meus punhos tristes feriram o meu peito nu”.
- Jacques Prévert: “Un vieillard en or avec une montre en deuil.” (Um velho vestido de ouro com um relógio de luto).
- Boileau: “Trahissant la vertu sur un papier coupable.” (A trair a virtude em um papel culpado.)
- Rimbaud, Ma Bohème: “Comme des lyres, je tirais les élastiques / De mes souliers blessés, un pied près de mon cœur!” (Como liras, puxei os elásticos / Dos meus sapatos abençoados, um pé perto do meu coração!)
- Paul Valéry, Le Cimetière marin: “Ce lieu me plaît, dominé de flambeaux, Composé d’or, de pierre et d’arbres sombres, Où tant de marbre est tremblant sur tant d’ombre” (Este lugar me agrada, dominado por tochas, Composto de ouro, pedra e árvores sombrias, Onde tanto mármore treme em tanta sombra.)
- Stéphane Mallarmé, L’art poétique (Chant IV): “Mordant au citron d’or de l’idéal amer.” (Morder o limão dourado do ideal amargo.)
🗣️ Exemplos informais de uso de hipálage
- A vaca sonolenta me dava calafrios.
- As tias fazendo gordas sestas.
- Crianças tão verdes brincando em jardins alegres.
- Rasgou uma raivosa folha de papel.









