A priori, todos poderiam ser chamados simplesmente de SITE, afinal referem-se a um espaço público acessível pela internet, onde ficam armazenados arquivos de conteúdo. O que de fato difere essas nomenclaturas e plataformas é sua estrutura, seu volume e a sua finalidade. Vamos aos detalhes.
✳️ Site
A principal característica é a organização do conteúdo de forma acessível e simples. Normalmente é usado para apresentar estruturas com seções bem definidas e detalhamento para apresentações, serviços etc. Dependendo do objetivo de marketing, um site pode ser pessoal, institucional, comercial, promocional, informacional ou experimental.
✳️ Blog – Normalmente traz publicações regulares e/ou frequentes chamadas de posts. O termo blog é uma contração de web + blog, sendo que log significa registrar de forma cronológica os processos em um sistema. Em geral são mantidos por um autor ou grupo, podendo ser pessoal, coletivo ou institucional.
✳️ Portal – Um site grande, impessoal, com foco em vários públicos e com conteúdos verticais. Normalmente traz conteúdo informativo de determinado setor, interesse, organização, pois possui ferramentas de relacionamento com os seus públicos, que se beneficiam de navegação privilegiada pelos temas.
✳️ Hotsite – Também conhecido como teaser, é uma página quente fadada a esfriar, ou seja, um mini-site feito com data marcada para sair do ar. Os hotsites mantêm foco em um tema restrito e normalmente são criados para apoio promocional, como lançamento de produtos ou eventos.
✳️ Loja virtual – Como o nome entrega, trata-se de um site que funciona como um estabelecimento comercial online, uma loja online de produtos ou serviços. Também conhecido como e-commerce, exige uma estrutura de segurança de dados e de armazenamentos específicos.












