Razões para NÃO mudar o nome da empresa

17/08/2022

Quando renomear não é a solução

O nome por si só não torna uma empresa boa. Aqui tratamos de pelo menos três boas razões para NÃO mudar o nome da empresa. Vale considerar com atenção. Quer se trate de uma reformulação completa da marca, incluindo mudança de nome ou uma atualização de identidade visual, raramente é boa ideia mudar a marca só porque seus concorrentes estão fazendo isso, porque os negócios estão desacelerando (por um motivo ainda não identificado) ou porque um novo visual parece revigorante. A mudança de nome pode ser um empreendimento gigantesco e, por isso mesmo, deve ser baseada em dados, não em instintos ou tendências. Idealmente, as reformulações de marca também devem começar de uma posição de força e basear-se em uma visão positiva do negócio. Há muitas maneiras de atualizar e melhorar um negócio. Por todas as razões pelas quais se deve considerar mudar de nome, há pelo menos tantas outras por que não deve.

Trabalhar com um parceiro experiente ou, no mínimo, que siga um processo para a criação de um nome, ajudará a ter um conjunto de bons nomes viáveis para escolher. Antes de iniciar esse processo, é importante avaliar se mudar o nome da sua empresa, negócio ou marca é a decisão certa. A seguir, três motivos comuns em que uma mudança de nome não é aconselhável:


3 boas razões para NÃO mudar o nome da sua empresa:

🚫 Não tem adesão interna
Para ter sucesso, uma mudança de nome precisa ser suportada por todos aqueles que estão no topo. No mínimo, a maioria da sua equipe de liderança deve estar de acordo. Os nomes carregam muito valor sentimental, especialmente para fundadores e proprietários. Se não houver consenso sobre a necessidade de um novo nome, passar pelo processo pode acabar sendo um esforço desperdiçado. Se deseja convencer um ou mais membros de que um novo nome é necessário, é melhor ter parceiros que acreditem na sua visão. Faça a sua pesquisa e tenha um argumento convincente para um novo nome.

🚫 Cansou ou enjoou do nome atual
Trabalhar na mesma marca ano a ano pode ser cansativo. Não é raro perder de vista a inspiração do início. Mas o nome é realmente o problema? Ou é a marca? O que se pode precisar, em vez de um novo nome, é um rebranding, ou simplesmente uma atualização da marca. Uma iniciativa de reposicionamento pode revigorar uma marca. Só porque está cansado do nome da sua marca não significa que os seus clientes também estejam. Algo a se considerar cuidadosamente, ao pensar em mudar o nome do seu negócio, é o valor de marca que se perde. Por mais impactante que uma mudança de nome possa ser, às vezes o rebranding é a melhor ação.

🚫 Tem expectativas irreais (acerca da marca)
Se há algo fundamental para o sucesso de um projeto de mudança de nome, é um conjunto realista de expectativas. Por mais tentador que seja acreditar no contrário, o nome perfeito não existe. Se houver, já foi registrado. O amor à primeira vista quase nunca acontece no naming. Um estudo da Harvard diz que mais de 70% das palavras em inglês em uso já estão em uso comercial. Tentar achar um nome significativo, e com domínios correspondentes disponíveis é ainda mais raro. Por mais difícil que seja encontrar um bom nome para seu projeto, não é impossível. Pelo menos, ainda não. Apple, Microsoft, Google e a maioria dos nomes de marcas na lista da Fortune soaria duvidosas se ouvidas pela primeira vez. Mas com posicionamento, identidade e histórico de desempenho, todos esses nomes evocam uma marca poderosa.


✨como a TRADSTAR pode te atender✨


Trabalhar com um parceiro experiente e que siga um processo para a criação, ajuda a ter um conjunto de boas iniciativas viáveis. Antes de iniciar, é importante avaliar se este é o momento certo para mudar o nome. A TRADSTAR fez pesquisas de mercado e prepara estudos de nomes de marcas e empresas de diversos setores. Conheça nosso portfólio. Podemos comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma humana, moderna e inteligente. Peça um orçamento.


Veja outros artigos sobre nomes de empresas, negócios, projetos etc.:

Diogo Marques

Diogo Marques

Programador perfeccionista e web master dedicado, gerencia o desenvolvimento de sites, portais, e-commerces e plataformas de edição de diversos portes.

todos os artigos