Software que traduz Braille

Em 1827, em Paris, o francês Louis Braille inventou um sistema de leitura através do tato.  Tal sistema aproveita a capacidade do ser humano de distinguir diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Estima-se que um cego experiente possa ler até 200 palavras por minuto. Atualmente há algumas bibliotecas que disponibilizam livros em braille para que essas pessoas possam ter contato com a literatura de diversas áreas.  Infelizmente, um livro comum traduzido para o braille, pode virar cinco volumes de 300 páginas cada um. Para facilitar e incentivar a leitura, o SERPRO (Serviço Federal de Processamentos de Dados) criou um programa chamado LianeTTS, um software livre para inclusão digital. A solução se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores por deficientes visuais. O LianeTTS é um aplicativo compilador que analisa o texto e o traduz emformato compilado no formato de difones (.pho) para processamento e síntese de voz pelo sistema mbrola (sintetizador de voz baseado na concatenação de difones).

O sistema pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema Speech Dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações clientes (programas que disponibilizam texto para a conversão) e softwares sintetizadores (programas que de fato são capazes de converter texto para fala).

✨ como a TRADSTAR pode ajudar ✨

como a TRADSTAR pode ajudar

textos |

conteúdo criativo escrito
por quem também lê

Produzido por humanos sem ferramentas de IA (Inteligência Artificial)

Assuntos

Posting como prática diária
Cardápio Digital
Produzido por humanos sem ferramentas de IA (Inteligência Artificial)

✨ como a TRADSTAR pode ajudar ✨

como a TRADSTAR pode ajudar

Vamos falar
do seu projeto?

Adoramos transformar ideias em soluções de verdade.
E o primeiro passo é uma conversa sobre o que
você precisa (briefing) e como podemos ajudar.

Adoramos transformar ideias em soluções de verdade. E o primeiro passo é uma conversa sobre o que você precisa (briefing) e como podemos ajudar.