Qual a diferença entre site, blog, loja virtal, portal e hotsite?

A priori, todos poderiam ser chamados simplesmente de SITE, afinal referem-se a um espaço público acessível pela internet, onde ficam armazenados arquivos de conteúdo. O que de fato difere essas nomenclaturas e plataformas é sua estrutura, seu volume e sua finalidade:

Site – A principal característica é a organização do conteúdo de forma acessível e simples.  Normalmente é usado para apresentar estruturas com seções bem definidas e detalhamento para apresentações, serviços etc. Dependendo do objetivo de marketing, um site pode ser pessoal, institucional, comercial, promocional, informacional ou experimental.

Blog – Um site que normalmente traz publicações de texto regulares e/ou frequentes chamadas de posts. O termo blog é uma contração de web + blog, sendo que log significa registrar de forma cronológica os processos em um sistema. Em geral são mantidos por um autor (ou grupo pequeno), podendo ser pessoal, coletivo ou institucional.

Portal – Um site grande, impessoal, com foco em vários públicos e com conteúdos verticais. Normalmente traz conteúdo informativo de determinado setor, interesse, organização, pois possui ferramentas de relacionamento com os seus públicos, que se beneficiam de navegação privilegiada pelos conteúdos.

Hotsite – Também conhecido como teaser, o hotsite é um mini-site criado com data marcada para sair do ar. Os hotsites mantem foco em um tema restrito e normalmente são criados para apoio promocional, como lançamento de produtos ou eventos.

Loja virtual – Como o próprio nome diz, trata-se de um site que funciona como uma loja de produtos ou serviços. Também conhecido como e-commerce, exige uma estrutura de segurança de dados e de armazenamentos específicos.